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[Novidade] Nova Subaru Forester diesel
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[Novidade] Nova Subaru Forester diesel
A terceira geração da Subaru Forester exibe um vasto rol de vantagens que agora se completa com a chegada ao mercado nacional das variantes equipadas com o motor Subaru boxer diesel, que emite 167 g/km e tem um consumo de combustível de 6,3 litros por cada 100 km. A utilização de um filtro de partículas melhora a capacidade de purificar os gases emitidos.
Esta nova motorização, oferece as habituais vantagens dos motores diesel, designadamente, um elevado binário e consumos modestos, pondo de perte inconvenientes como as vibrações, o ruído e a deterioração do desempenho do veiculo em estrada. Este cenário completa-se com a adopção de uma nova caixa manual de seis velocidades, desenhada para melhorar a utilização e aumentar o prazer de condução com excelentes acelerações.
Comparada com o anterior modelo, a nova Forester é mais alta, larga e comprida. O acréscimo de comprimento foi usado, essencialmente, para oferecer mais espaço para os bancos traseiros. As vias maiores e distância entre eixos ajudam a aumentar o espaço interior e a melhorar a estabilidade em linha recta, sem sacrificar a facilidade de condução graças a um menor ângulo de viragem e óptima visibilidade.
A condução é facilitada pela optimização dos ângulos de ataque e saída, tendo a Forester uns generosos 215 mm de distância ao solo. É assim mais fácil enfrentar percursos fora de estrada em pisos de terra ou neve/gelo.
O sistema de tracção integral Symmetrical AWD, com o baixo centro de gravidade, excelente repartição de massas e o Subaru Dynamic Chassis Control Concept (Subaru DC3) unem-se para dar à Forester um excelente comportamento. O Forester 2.0 Boxer Diesel tem capacidade para rebocar até duas toneladas.
A suspensão é responsável por um elevado conforto. O sistema inclui um eixo traseiro de rodas independentes e triângulos sobrepostos que fazem parte do Subaru DC3. O espaçoso interior e uma boa visibilidade ajudam a aumentar a sensação de conforto. O baixo ruído e as poucas vibrações do motor reforçam essa sensação. A Forester 2.0 Boxer Diesel possui uma carroçaria de SUV com o conforto de um automóvel ligeiro.
O movimento particular dos pistons do motor boxer permite anular vibrações e dispensar os veios de equilíbrio usados habitualmente em motores em linha ou em V. A cambota compacta ensanduichada pelo bloco muito rígido ajuda a minimizar os ruídos e vibrações mesmo nas rotações mais elevadas.
Com menores vibrações e baixo peso, derivado da utilização de um bloco de alumínio, a colocação do turbo compressor na parte inferior do motor, mantêm o baixo centro de gravidade, ajudando assim a melhorar o comportamento.
O boxer diesel de 2.0 litros tem o mais baixo peso da sua classe, em que os pistons horizontalmente opostos anulam eficazmente as vibrações secundárias (vibrações com o dobro de frequência das rotações do motor). A cambota é curta e extremamente rígida, minimizando o ruído das vibrações normalmente associado aos motores Diesel.
O equilíbrio superior do motor de pistons horizontalmente opostos significa que a inércia de rotação e a fricção internas são drasticamente reduzidas comparativamente a um bloco de cilindros em linha. Uma fricção interna reduzida significa que a resposta do acelerador é excepcionalmente viva, de acordo com a tradição desportiva da Subaru.
O bloco possui uma concepção de galeria semi-fechada. As cinco chumaceiras principais no bloco em liga leve utilizam suportes em compostos metálicos para maior resistência e durabilidade.
Também melhora o refinamento, proporcionando uma expansão térmica semelhante à da cambota. Foram adicionadas mais canais de arrefecimento de água entre os orifícios dos cilindros, sendo os pistons de alta resistência vaporizados com óleo para melhorar o arrefecimento. As grandes extremidades das bielas apresentam um perfil assimétrico para maior precisão de montagem e fricção reduzida. A cambota de alta resistência possui um tratamento de superfície especial para resistir às altas pressões de combustão do motor Diesel, enquanto as cabeças de cilindros melhoradas possuem balanceiros de rolete.
Além disso, o comando do veio de excêntricos é efectuado através de um sistema de corrente que lida melhor com as variações de binário de um motor a gasóleo.
O novo boxer diesel utiliza um sistema avançado de injecção common-rail em que o combustível é pressurizado a 180 MPa antes de entrar na régua comum (common rail). Isso maximiza a eficiência em termos de potência, consumo de combustível e emissões. Apesar do maior curso dos pistons do bloco Diesel, os injectores solenóides especiais de reduzido comprimento garantem que a largura do motor não ultrapassa a da unidade 2.0 litros a gasolina.
O turbo compressor de geometria variável garante a pressão correcta ao longo da faixa de rotações do motor e a sua posição de baixo centro de gravidade por baixo do motor e perto dos catalisadores aumenta o desempenho ambiental.
Este motor disel com arquitectura boxer, cumpre as normas Euro4 graças aos catalisadores de oxidação, filtro de partículas e recirculação dos gases de escape. O novo boxer diesel proporciona um dos melhores desempenhos da classe graças aos 147 cv debitados às 3 600 rpm e generosos 350 Nm de binário, disponíveis logo a partir das 1.800 rpm.
A caixa de 6 velocidades foi desenvolvida especialmente para este novo motor a gasóleo e tem o mesmo tamanho que a unidade de 5 velocidades devido ao arranjo interior das engrenagens que permitiram fazer uma caixa mais leve e compacta.
A optimização da relação da engrenagem, o forte binário, característico do motor diesel, e os efeitos criados pela sua relação longa, resulta numa transmissão que consegue cobrir todos os tipos de condução, desde a cidade à auto-estrada, proporcionando uma capacidade de reboque de duas toneladas.
Um sistema de cabos foi adoptado para o comando da caixa, optimizando a configuração da ligação da alavanca à caixa, proporcionando uma passagem de caixa mais rápida e firme. A vibração sentida no selector de velocidades foi praticamente eliminada. Foi ainda adoptado um ajuste contínuo na sincronização, a fim de melhorar a sensibilidade na engrenagem da marcha-atrás que passa a ser helicoidal, o que consequentemente reduz grandemente o ruído.
A nova Forester foi redesenhada para um maior conforto e fiabilidade, tendo por base o novo conceito de chassis Subaru Dynamic Chassis Control Concept (Subaru DC3). O novo estilo da Forester possui o justo equilíbrio entre operacionalidade, segurança e redução do ruído e das vibrações
Os amortecedores e molas dianteiros foram reforçados para lidar com o aumento de peso no eixo dianteiro contando com jantes de 17 polegadas para melhor resposta e estabilidade.
A suspensão traseira de duplo triângulo confere um desempenho superior em termos de comportamento e conforto, sendo realizada de forma a oferecer mais espaço na bagageira. A geometria é sempre a ideal devido ao controlo das principais áreas de afinação, contribuindo assim para um comportamento preciso e um conforto assinalável. Todas as ligações ao chassis são feitas através de amortecedores dinâmicos, evitando assim que os impactos cheguem ao interior.
A travagem da Forester é assegurada por quatro discos de travão que recorrem ao ABS com EBD para originar uma travagem fiável e e segura. O Forester 2.0D possui discos dianteiros de 16 polegadas, medida tomada para aumentar a segurança devido ao peso extra do bloco Diesel, juntando-se também uma bomba de pressão negativa que vem optimizar a travagem em qualquer situação.
Para ajudar nos arranques em zonas inclinadas, o sistema de travagem imobiliza a Forester durante cerca de um segundo depois de largar o pedal de travão, prevenindo que o automóvel descaia antes da aceleração.
O controlo de estabilidade optimiza o comportamento do sistema de tracção integral (Symmetrical AWD), o qual é de série em todos os modelos. Um conjunto de informações é reunido por sensores (que controlam o comportamento do condutor e as condições do veículo e da estrada) reduzindo o risco de derrapagem (VDC) e suportando a tracção em todas as rodas (entrando em acção o TCS, controlo de tracção), regulando a potência do motor e aplicando força de travagem em cada roda, de acordo com o necessário, evitando a sobreviragem ou subviragem.
Graças à precisão e à capacidade de resposta do sistema, o diferencial traseiro autoblocante deixa de ser necessário, substituído pelo controlo de tracção. Devido a esta situação, o TCS não é desligado mesmo quando o controlo de estabilidade é desligado. O ABS está integrado no controlo de estabilidade.
A direcção é do tipo pinhão e cremalheira, assistida electricamente, e foi ptimizada tendo em consideração o aumento de peso do motor Diesel e das jantes de 17 polegadas, resultando numa direcção precisa e directa.
Fixando uma estrutura em forma de anel em cada pilar, solução fruto da evolução desta técnica exclusiva da Subaru, a carroçaria é claramente reforçada, não só nas zonas mais expostas – abertura das portas e da bagageira – mas também nas restantes áreas. Adicionando às zonas de absorção de impacto, modernas e altamente evoluídas, o aço de elevada tensão, torna o comportamento da carroçaria da Forester, em termos de segurança, brilhante.
As portas também foram reforçadas para alcançar um bom equilíbrio entre segurança, peso baixo e um acesso generoso. Reduzindo a espessura dos pilares das portas, aumentou-se a visibilidade enquanto que as borrachas vedantes foram melhoradas para assegurar um perfeito funcionamento do ar condicionado e um bom isolamento acústico.
P.V.P. Subaru Forester Diesel:
Forester 2.0 X Diesel 6MT (150CV) N0 - 32.990,00 €
Forester 2.0 XS Diesel 6MT (150CV) N1 - 36.990,00 €
Forester 2.0 XS Diesel 6MT (150CV) N2 - € 37.500,00 €
Forester 2.0 XS Diesel 6MT (150CV) N3 - 39.990,00 €
Forester 2.0 XS Diesel 6MT (150CV) N4 - 42.990,00 €
Fonte: Sapo Motores
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